2024
Início das pesquisas em sítios arqueológicos impactados pelas enchentes
Após a cheia histórica entre abril e maio de 2014 no Vale do Taquari, muitos sítios arqueológicos registrados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, onde foram realizadas intervenções (escavações) foram severamente atingidos, contribuindo para a alteração no ambiente onde o sítio se localizava. Muito material oriundo de outros locais foram depositados nas áreas dos sítios, o que impacta nas análises do material arqueológico.
Ações para mitigar áreas atingidas
Em julho de 2024, uma equipe da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), juntamente com arqueólogos do IPHAN visitaram locais nos quais a enchente fez aflorar material de interesse arqueológico.
A UNESCO, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e o Ministério da Cultura organizaram a missão internacional de emergência cujo objetivo foi percorrer locais e instituições do Estado para avaliar os danos causados aos bens culturais e arquivos, bem como apoiar a recuperação dos acervos atingidos pelas enchentes.
A visita dos técnicos da UNESCO e IPHAN tinha como objetivo conhecer sítios arqueológicos impactados. A partir disso, ficou pactuado que as instituições participaram na busca por recursos para viabilizar a pesquisa na região. Durante a visita, foram discutidas estratégias para garantir a proteção e a preservação do patrimônio arqueológico.
Referências
WENDT, Lucas G. Unesco e Univates visitam sítio arqueológico em Encantado exposto após enchentes. Universidade do Vale do Taquari. 2024. Disponível em: <https://www.univates.br/noticia/35314-unesco-e-univates-visitam-sitio-arqueologico-em-encantado-exposto-apos-enchentes>.