
Sítio RS-T-105
Tipo: Sítio Guarani
Altitude: 40 metros
Localidade: Colinas/RS
Localizado na margem esquerda do Rio Taquari-Antas, em uma ampla planície de inundação de baixa altitude, o sítio foi registrado pelo Laboratório de Arqueologia da Univates em 2002. Apresenta material disperso em uma área de dez hectares. Foram realizadas apenas coletas superficiais e poços testes (pequenos buracos para verificar a estratigrafia do solo). No passado, a planície do sítio era coberta por Floresta Estacional Decidual e Semidecidual, mas hoje a área é utilizada para cultivos agrícolas.
Imediatamente na margem oposta, na borda da última grande planície da margem direita do Taquari-Antas antes do estreitamento que ocorre em direção à montante, outros três sítios Guarani estão distribuídos ao longo de uma linha de cinco quilômetros: RS-27, RS-28 e RS-29. Registrados pelo arqueólogo Pedro Ignácio Schmitz em 1965, revelaram várias manchas de terra preta e pelo menos 12 áreas de concentração de vestígios espalhados na planície.

Realização de poço-teste no sítio RS-T-105. Ano de 2003. Fonte: Acervo do Laboratório de Arqueologia da Univates.

Vista da planície do sítio RS-T-105. Ano de 2025. Fonte: Acervo do Laboratório de Arqueologia da Univates.

Vista da planície do sítio RS-T-105, com o Rio Taquari-Antas ao fundo. Ano de 2025. Fonte: Acervo do Laboratório de Arqueologia da Univates.
Referências
MACHADO, Neli T. G. Projeto levantamento de sítios arqueológicos no Vale do Taquari-RS. Lajeado: Relatório Final, IPHAN, 12ª SR, 2003.
MACHADO, Neli T. G.; SCHNEIDER, Patrícia; FIEGENBAUM, Jones; WELP, Marlon. A ocupação Guarani no Vale do Taquari/RS: notas prévias sobre as pesquisas arqueológicas. Cadernos do CEOM, Chapecó, ano 19, n. 24, 2006.