
Sítio RS-T-107
Tipo: Sítio Guarani
Altitude: 30 metros
Localidade: Bairro Imigrante - Lajeado/RS
O sítio RS-T-107 foi identificado em 2002 pela equipe do Laboratório de Arqueologia da Univates na confluência do Rio Forqueta com o Arroio Forquetinha, em uma planície extensa e de baixa altitude. Por esse motivo, é facilmente encoberto pelas águas em períodos de cheia. Bem em frente ao RS-T-107, no leito do rio, aparecem extensos bancos de seixos de basalto (cascalheira). Quanto à vegetação, a planície do sítio era coberta por Floresta Estacional Decidual e Semidecidual no passado, mas hoje a área é utilizada para cultivos agrícolas. Os vestígios arqueológicos deste sítio foram recuperados em coletas superficiais e intervenções pontuais que revelaram uma camada de terra preta no talude do Rio Forqueta.

Vista da planície do sítio RS-T-107. Ano de 2007. Fonte: Acervo do Laboratório de Arqueologia da Univates.

Banco de seixos (cascalheira) no Rio Forqueta em frente ao sítio RS-T-107. Fonte: Acervo do Laboratório de Arqueologia da Univates.

Realização de poço-teste na planície do sítio RS-T-107. Ano de 2002. Fonte: Acervo do Laboratório de Arqueologia da Univates.
Referências
MACHADO, Neli T. G. Projeto levantamento de sítios arqueológicos no Vale do Taquari-RS. Lajeado: Relatório Final, IPHAN, 12ª SR, 2003.
MACHADO, Neli T. G.; SCHNEIDER, Patrícia; FIEGENBAUM, Jones; WELP, Marlon. A ocupação Guarani no Vale do Taquari/RS: notas prévias sobre as pesquisas arqueológicas. Cadernos do CEOM, Chapecó, ano 19, n. 24, 2006.