
Sítio RS-T-119
Tipo: Sítio Guarani
Altitude: 40 metros
Localidade: Linha Santo Antônio - Colinas/RS
O sítio está localizado na margem esquerda do Rio Taquari-Antas. Foi identificado pela equipe do Laboratório de Arqueologia da Univates em 2008. Diferente da maioria dos sítios Guarani da região, está localizado no topo de uma colina suave com vista para o rio. A paisagem é ondulada, com morros mais encaixados e pequenas planícies.
Durante as escavações realizadas em 2009, fragmentos de cerâmica e lítico foram identificados em toda a colina, mas manchas de terra preta não foram encontradas. As sondagens demonstraram que o solo é pouco profundo no sítio, com uma fina camada de 15 centímetros de sedimento onde aparecem os vestígios. Abaixo desse nível, as formações basálticas em decomposição já aparecem.
O RS-T-119 se destaca pela quantidade de artefatos líticos, especialmente os artefatos lascados. Uma parte desse material é associada com facilidade aos Guarani, como bifaces, unifaces, núcleos e lascas de calcedônia. Por outro lado, outra parte dos materiais identificados, como resíduos de lascamento em arenito silicificado e pontas de projétil, se assemelham aos materiais recuperados em sítios de caçadores e coletores mais antigos da região. No total, foram recuperados 1277 fragmentos de cerâmica e 570 artefatos líticos.

Vista para o Rio Taquari-Antas a partir da área do sítio RS-T-119. Ano de 2008. Fonte: Acervo do Laboratório de Arqueologia da Univates.

Escavação arqueológica no sítio RS-T-119. Ano do 2009. Fonte: Acervo do Laboratório de Arqueologia da Univates.

Decapagem do solo com marcação dos vestígios evidenciados no sítio RS-T-119. Ano de 2009. Fonte: Acervo do Laboratório de Arqueologia da Univates.
Referências
MACHADO, Neli T. G. Mapeamento e escavação de sítios arqueológicos do Vale do Taquari-RS. Lajeado: Relatório Final, IPHAN – 12ª SR, 2009.