
Sítio RS-T-112
Tipo: Casa de imigração germânica
Localidade: Linha Herval - Teutônia/RS
O sítio RS-T-112 foi identificado pela equipe do Laboratório de Arqueologia da Univates em 2004. Composto por uma casa associada aos primeiros imigrantes germânicos da região, possivelmente construída por volta da década de 1870. A estrutura possuía porão, sótão e lixeiras.
O primeiro morador a se instalar na localidade foi o bisavô de Valmir Peters, Guilherme Peters, fixando residência em torno de 1870. Dessa primeira construção restaram apenas algumas vigas. A partir dessas vigas, Adolfo Ernesto Peters, o filho caçula de Guilherme, construiu outras instalações. Próximo a esse local, mais tarde, em 1920, foi construída uma nova casa.
A região que hoje conhecemos por Linha Herval era chamada de Linha Harmonia Alta no início da colonização. É provável que os imigrantes assim a denominaram por se localizar em uma das partes mais altas da região. Os Peters, vindos da cidade de Frankfurt, instalaram-se primeiro na Linha Harmonia Baixa, mudando-se posteriormente para a Linha Harmonia Alta.
Conforme relatos, a primeira casa era toda em madeira, inclusive o telhado. As tábuas eram feitas artesanalmente com madeiras retiradas dos matos existentes nas proximidades da propriedade, e o telhado era de folhas de palmeiras. Não havia vidros planos, e isso explica a ausência desse tipo de material no local. Dada a escassez de metal para a confecção de pregos na região, todas as junções de madeira eram encaixadas. Os fogões também eram improvisados. O comércio mais próximo ficava no então distrito de Estrela, hoje sede do município de Teutônia.

Vista da casa histórica que compõe o sítio RS-T-112. Fonte: Acervo do Laboratório de Arqueologia da Univates.

Sótão da casa. Fonte: Acervo do Laboratório de Arqueologia da Univates.

Garrafas de vidro identificadas em caixas no sótão da casa. Fonte: Acervo do Laboratório de Arqueologia da Univates.
Referências
MACHADO, Neli T. G. Mapeamento e escavação de sítios arqueológicos no Vale do Taquari-RS. Lajeado: Relatório Final, IPHAN – 12ª SR, 2004.