1849
Emancipação da Vila de Taquari, o princípio do Vale do Taquari
O povoado que deu origem a Vila de Taquari foi fundado em 1750 nas margens do Rio Taquari. Com o passar dos anos, em 13 de maio de 1765, esse pequeno povoado passou a ter status de Freguesia de São José de Taquari, mantendo-se subordinada à Vara do Senhor Bom Jesus do Triunfo até ser elevada à paróquia autônoma e à matriz. Os imigrantes açorianos, que na sua maioria eram católicos, logo trataram de ter sua capela, licença adquirida em 01 de maio de 1764, autorizada pelo bispo do Rio de Janeiro, Dom Antônio do Desterro. O primeiro pároco foi Padre Manoel da Costa Mata.
Igreja Matriz de São José de Taquari.
Fonte: Acervo fotográfico CMDPU/MCN/Univates.
Em 25 de outubro de 1831, a Freguesia de Triunfo foi elevada à categoria de Vila, formada a partir de desmembramentos de Porto Alegre e Rio Pardo. Nesse contexto, as freguesias de Taquari e Santo Amaro passam a compor o novo município. O fato das novas vilas receberem as freguesias mais próximas era comum, pois isso facilitava o acesso dos moradores ao Poder Público.
No ano de 1849, foi a vez da Freguesia de Taquari se emancipar e ser elevada à categoria de Vila. A criação da Vila de Taquari ocorreu oficialmente no dia 04 de julho de 1849 por meio da Lei Provincial nº 160. Na época, a Freguesia de Santo Amaro passou a integrar os limites da nova Vila de Taquari.
Referências
AUTO DA CREAÇÃO. Auto da Creação da Villa de Taquari. Câmara de Vereadores de Taquari, 1849.
BALEM, João M. Paróquia de São José de Taquari: no bicentenário da colonização açoriana no Rio Grande do Sul (1752 – 1952). Porto Alegre: Tipografia do Centro, 1949.
FARIA, Octávio A. Monografia do município de Taquari. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro, 1981.
OSÓRIO, Helen. A organização territorial em um espaço de fronteira com o império espanhol e seu vocabulário. Claves – Revista de História, Montevideo, n. 1, 2015.
RUBERT, Arlindo. História da igreja no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Edipucrs, 1994.