2000
Criação do Laboratório de Arqueologia na Univates, o LABARQ
A partir de 2000, as pesquisas em Arqueologia nos municípios que compõem o Vale do Taquari tiveram um importante incremento. Por ocasião da instalação da Graduação de História no Centro Universitário Univates (Universidade do Vale do Taquari) – Lajeado/RS, foi criado o Laboratório de Arqueologia (LABARQ), coordenado pela arqueóloga Dra. Neli Teresinha Galarce Machado.
Desde aquele ano são desenvolvidos Projetos Acadêmicos voltados para a Arqueologia e História Regional, com apoio da própria instituição de ensino e outros órgãos de fomento, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Além dessas organizações, o Laboratório de Arqueologia mantém projetos de pesquisas em cooperação com outras instituições de ensino do Brasil e do exterior.
As pesquisas são também amparadas por Portaria Ministerial concedida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, uma vez que essa instituição faz a gestão do patrimônio arqueológico brasileiro. Nesse sentido, todos os sítios prospectados por arqueólogos no Brasil, devem ser informados ao IPHAN, que mantém um cadastro, o CNSA/SGPA, com informações de cada sítio.
Nesse contexto, entre os anos de 2000 e 2024 o Laboratório de Arqueologia da Universidade do Vale do Taquari prospectou e registrou junto ao Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA/SGPA) – IPHAN, 34 sítios, 26 sítios arqueológicos e 8 históricos.

Intervenção no Sítio Arqueológico RS-T 100, em Ilópolis. Em outubro de 2021 e janeiro de 2022, o sítio foi o primeiro a ser escavado pelo Laboratório de Arqueologia em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria. Fonte: LABARQ/MCN/Univates.
Além de projetos acadêmicos, o Laboratório de Arqueologia presta serviços na área de Licenciamentos Ambientais, Arqueologia de Contrato, para empresas, públicas e privadas, de todo o território nacional. Em paralelo aos projetos acadêmicos e a prestação de serviços, o Laboratório de Arqueologia desenvolve Projetos de Extensão.
Projetos de Extensão
Logo após a criação do Laboratório de Arqueologia, foram iniciadas as atividades do “Arqueólogo por um dia”. O programa foi concebido em 2001, sendo imediatamente muito bem recebido pela comunidade escolar. Em 2006 foi transformado em Projeto de Extensão.
O Projeto de Extensão “Arqueólogo por um dia” é oferecido para escolas da Educação Básica, públicas e privadas, situadas no Vale do Taquari e outras cidades do Rio Grande do Sul. As atividades são ministradas por estudantes (bolsistas) de cursos de graduação da Universidade e acompanhadas por professores e pesquisadores da instituição de ensino.
O “Arqueólogo por um dia”, tem como finalidade difundir os conhecimentos da Educação Patrimonial e utiliza-se a Arqueologia e a História como interface do conhecimento. Proporciona o contato direto dos estudantes com as pesquisas arqueológicas, históricas e ambientais realizadas pelo Laboratório de Arqueologia (https://www.univates.br/extensao/projetos-de-extensao/arqueologo-por-um-dia-acoes-de-educacao-patrimonial).

O projeto de extensão Arqueólogo por um dia é dividido em dois momentos: a primeira atividade é em sala de aula, quando são apresentados aspectos da Arqueologia e do trabalho de um arqueólogo.

A segunda, é a atividade prática, momento em que é realizado um sítio simulado precedida da limpeza e curadoria do material encontrado. Fonte: LABARQ/MCN/Univates.

Artefatos arqueológicos são apresentados aos alunos. Essas peças arqueológicas são provenientes de doações de pessoas da comunidade, as quais são recolhidas de locais sem a adoção de nenhum protocolo para a coleta do material em campo.
Fonte: LABARQ/MCN/Univates.
O Laboratório
O Laboratório de Arqueologia está vinculado ao Museu de Ciências da Univates (https://www.univates.br/mcn/). A estrutura física destinada a Arqueologia, em 2024, dispõe de cinco salas divididas em sala de estudos/administrativo, salas de análises e curadoria e reserva técnica.
O LABARQ também está associado aos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado – Ambiente e Desenvolvimento (https://www.univates.br/ppgad/) e Ensino (https://www.univates.br/ppgensino/) da Universidade do Vale do Taquari. Nesse sentido, estudantes dos cursos de pós-graduação, vindos de diversos estados brasileiros, concentraram suas pesquisas na área.