RS-T-110
Tipo: Sítio Guarani
Altitude: 74 metros
Localidade: Picada May - Marques de Souza/RS
O sítio RS-T-110 foi evidenciado em 2003 em uma várzea de pequena extensão na margem direita do Rio Forqueta, distante cerca de 80 metros do leito do rio. Atualmente, o local é utilizado como camping de lazer, como moradia e para cultivo agrícola. No passado, a área era coberta por Floresta Estacional Decidual e Semidecidual.
Além dos vestígios coletados na planície, a maior concentração de materiais foi identificada no talude do rio, no interior de uma mancha de terra preta com 5 metros de extensão e 10 centímetros de espessura. Outras manchas de terra preta foram relatadas pelos proprietários da área em anos anteriores, mas não foram encontradas pela equipe do LabArq. O acervo deste sítio é composto por fragmentos de cerâmica (n=522) e lítico (n=25) provenientes de coletas superficiais e da escavação da camada arqueológica.

Vista da planície de inundação onde o sítio RS-T-110 foi identificado.

Vista do Rio Forqueta em frente ao sítio RS-T-110. Ano de 2025.

Escavação da mancha de terra preta no talude rio. Ano de 2003.
Referências
MACHADO, Neli T. G. Projeto levantamento de sítios arqueológicos no Vale do Taquari-RS. Lajeado: Relatório Final, IPHAN, 12ª SR, 2003.
MACHADO, Neli T. G.; SCHNEIDER, Patrícia; FIEGENBAUM, Jones; WELP, Marlon. A ocupação Guarani no Vale do Taquari/RS: notas prévias sobre as pesquisas arqueológicas. Cadernos do CEOM, Chapecó, ano 19, n. 24, 2006.