RS-T-111
Tipo: Casa germânica
Localidade: Paverama/RS
O sítio RS-T-111 foi registrado em 2003 pela equipe do LabArq. Trata-se de uma casa histórica com características arquitetônicas e históricas que remetem à ocupação açoriana. Não existem datas para a edificação, mas foram encontradas evidências históricas e arqueológicas (vidros, garrafas e louças) que datam do século 19.
A localidade de Bom Jardim, hoje pertencente ao município de Paverama, no século 19 era parte de Taquari. Conforme constam informações históricas e relatos de descendentes dos primeiros moradores da área, nas proximidades de uma fazenda conhecida como Boa Esperança ficava a Fazenda São Pedro, que era formada por seis colônias de terras. O primeiro dono da Fazenda São Pedro foi Manoel José de Freitas Travassos. Este teria construído, ainda antes de 1826 e com auxílio de escravizados, um açude e um engenho de serra. Em 1842, Floriano de Oliveira teria adquirido a Fazenda São Pedro e iniciado então a construção da casa. Com o falecimento de Floriano, seu filho Frutuoso de Oliveira herdou a fazenda. Com a morte de Frutuoso, ocorrida durante a Revolução Federalista de 1895, a Fazenda São Pedro foi legalmente partilhada entre os herdeiros.

1 Vista da casa histórica. Sítio RS-T-111.

2 Garrafa de remédio com inscrições identificada na casa. Sítio RS-T-111.
Referências
MACHADO, Neli T. G. Projeto levantamento de sítios arqueológicos no Vale do Taquari-RS. Lajeado: Relatório Final, IPHAN, 12ª SR, 2003.