
Sítio RS-T-122
Tipo: Sítio Guarani
Altitude: 66 metros
Localidade: Tamanduá - Marques de Souza/RS
O sítio RS-T-122 foi identificado em 2009 pela equipe do Laboratório de Arqueologia da Univates. Fica na confluência entre o Rio Forqueta e o Arroio Tamanduá, mas a área de concentração dos materiais está mais próxima do arroio, cerca de 80 metros, assumindo o Forqueta uma posição secundária. No final de 2011, foram realizadas intervenções em aproximadamente 203 metros quadrados. Foram realizadas 23 sondagens de até 90 centímetros de profundidade na planície e uma trincheira no talude do arroio, que não revelaram alteração estratigráfica. A cerâmica apareceu em até 60 centímetros de profundidade, mais profunda do que o normal para a região, indicando maior deposição sedimentar pela ação das cheias. Mesmo com as intervenção em área ampla, foram recuperados poucos fragmentos de cerâmica (n=207).

Sondagens realizadas na planície do sítio RS-T-122. Fonte: Acervo do Laboratório de Arqueologia da Univates.

Decapagem do talude no sítio RS-T-122. Fonte: Acervo do Laboratório de Arqueologia da Univates.

Trincheira aberta no talude do sítio RS-T-122. Fonte: Acervo do Laboratório de Arqueologia da Univates.
Referências
MACHADO, Neli T. G. Mapeamento e escavação de sítios arqueológicos do Vale do Taquari-RS. Lajeado: Relatório Final, IPHAN – 12ª SR, 2012.
WOLF, Sidnei. Paisagens e sistemas de assentamento: um estudo sobre a ocupação humana pré-colonial na Bacia Hidrográfica do Rio Forqueta/RS. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento) – Centro Universitário Univates, Lajeado, 2012.