
Sítio RS-T-123
Tipo: Sítio Jê do Sul
Altitude: 715 metros
Localidade: Linha Pinhal Queimado - Arvorezinha/RS
O sítio RS-T-123 foi identificado em 2012 pela equipe do Laboratório de Arqueologia da Univates. Está instalado entre as localidades de Pinhal Queimado e Torres Gonçalves, município de Arvorezinha, em uma área de divisor de bacia, onde a paisagem é marcada pelo mosaico campo/floresta.
Em uma área de 900 metros quadrados, foram identificadas nove estruturas subterrâneas associadas aos Jê do Sul, com dimensões entre dois metros e seis metros de diâmetro e profundidade variando entre 63 centímetros e dois metros. A distribuição das estruturas sugere três conjuntos. Um localizado na porção leste do sítio, outro na porção sudoeste e um terceiro localizado em uma porção mais baixa do terreno, em desnível médio de 40 centímetros dos outros conjuntos. Os dois primeiros agrupamentos apresentam características semelhantes de distribuição e composição: possuem estruturas geminadas, uma depressão e um mesmo aterro nivelado a partir do primeiro conjunto.
As intervenções realizadas no sítio tiveram como objetivo observar elementos do processo construtivo das estruturas e as estratégias de ocupação. Além da escavação de uma das estruturas, foram realizadas pequenas intervenções em outras duas estruturas e poços-teste em áreas externas.
As escavações e intervenções revelaram seis fragmentos de cerâmica e 376 artefatos de pedra para esse sítio. A análise do material e de elementos da estratigrafia sugerem que as atividades eram realizadas dentro e fora das estruturas subterrâneas. O interior das estruturas parece ter sido utilizado para o preparo e consumo de alguns alimentos. Já nas áreas externas, além das atividades de produção e consumo de alimentos, também acontecia a manufatura de instrumentos de pedra. No entorno mais distante, são comuns artefatos de grande porte, possivelmente relacionados à exploração de recursos vegetais e coleta de matérias-primas.
Foram obtidas três datações por radiocarbono para esse sítio, resultando em datas entre 1.000 e 900 anos atrás. As três datas, que deram resultados muito próximos entre si, sugerem que o sítio teve um único evento de ocupação marcado pela construção do assentamento, sua utilização e o seu abandono.

Escavação das estruturas subterrâneas do sítio RS-T-123. Fonte: Acervo do Laboratório de Arqueologia da Univates.

Escavação de trincheira na área central de estrutura subterrânea do sítio RS-T-123. Fonte: Acervo do Laboratório de Arqueologia da Univates.

Escavação de trincheira em montículo do sítio RS-T-123. Fonte: Acervo do Laboratório de Arqueologia da Univates.
Referências
WOLF, Sidnei. Arqueologia Jê no Alto Forqueta/RS e Guaporé/RS: um novo cenário para um antigo contexto. 2016. Tese (Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento) – Centro Universitário Univates, Lajeado, 2016.