RS-T-130
Tipo: Sítio Jê do Sul
Altitude: 431 metros
Localidade: Linha Terceira - Arvorezinha/RS
O RS-T-130 encontra-se em uma área de topografia plana, na margem esquerda do Arroio Lajeado Bonito, logo após a confluência com o Arroio Lajeado Monjolo. Foi localizado em maio de 2015, a partir da identificação de evidências líticas e cerâmicas em superfície.
Caracteriza-se topograficamente como um sítio de fundo de vale, com relevo plano que se estende no sentido leste/oeste por 200 metros, margeando o arroio. A planície apresenta 90 metros de largura, e é levemente inclinada para a encosta. Na medida em que se avança pelas encostas, aumenta a frequência de blocos de basalto na superfície, contrastando com a planície onde são mais frequentes os seixos de arraste fluvial de basalto sem alterações.
No RS-T-130, a partir de março de 2016, foi realizada escavação de uma área de 5 m2 e coleta sistemática de evidências na superfície do sítio. A intervenção revelou uma estrutura de fogueira que possibilitou a coleta e realização de uma datação por radiocarbono, com resultado entre 800 700 A.P. (Anos Antes do Presente).
A maioria dos vestígios é representada por instrumentos líticos (n=60), mas também foram recuperados seis fragmentos cerâmicos em superfície.
A distribuição das evidências demonstra que as atividades estavam concentradas nos arredores da calha do Arroio Lajeado Bonito, até 30 metros da lâmina d’ água, e no entorno da estrutura de combustão. A cerâmica encontra-se dispersa pela área sem apresentar concentração em superfície. Foi identificada uma alta densidade de artefatos líticos, especialmente instrumentos unifaciais e bifaciais, próxima da estrutura de combustão.
A cerâmica identificada neste sítio tem características técnicas e estilísticas associadas aos povos Jê do Sul. Entretanto, em um fragmento foi identificado pintura externa e características que se assemelham a cerâmica Guarani. Apesar desta evidência isolada, o RS-T-130 foi interpretado como uma área de manejo agroflorestal associada à ocupação Jê do Sul, uma vez que grande parte da cultura material e a datação por radiocarbono correspondem à ocupação das estruturas subterrâneas pelos Jê do Sul.

1 Vista da área do sítio RS-T-130

2 Escavação de estrutura de combustão no sítio RS-T-130.
Referências
WOLF, Sidnei. Arqueologia Jê no Alto Forqueta/RS e Guaporé/RS: um novo cenário para um antigo contexto. 2016. Tese (Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento) – Centro Universitário Univates, Lajeado, 2016.