RS-T-134
Tipo: Sítio histórico indeterminado
Localidade: Bairro Planalto - Lajeado/RS
O sítio RS-T-134 foi identificado em 2019 pela equipe do LabArq. Implantado na margem direita do Rio Forqueta, em uma área onde hoje se localiza a Comunidade Quilombola Unidos de Lajeado, é formado por um complexo de estruturas arqueológicas com ruínas de uma casa com alicerce de pedra lavrada e outras estruturas associadas, como arrimos e muros (taipas), poços e porto. Se estende por uma área de aproximadamente 40.000 metros.
Algumas das estruturas apresentam elevado grau de conservação, parte relacionada à ocupação em período colonial e outra em período mais recente e contemporâneo. As ruínas podem ser vestígios da sede de uma antiga fazenda, mas até o momento não há dados históricos complementares. Desde então, o local vem sendo conservado pelas sucessivas ocupações, sofrendo reformas, complementos, desmonte e uso do espaço como área de moradia, captação de recursos, lugar ritualístico e referencial simbólico de pertencimento e identidade da Comunidade.

1 Ruínas de edificação. Sítio RS-T-134. Ano de 2019.

2 Ruínas de muro. Sítio RS-T-134. Ano de 2019.
Referências
ALMEIDA, Flávio G., et al. Fazenda colonial como patrimônio arqueológico quilombola: interpretações, vivências, sentidos e narrativas sobre os sítios Mata de Taipas e Pedreira, no Vale do Taquari (RS). Caderno do Leparq, Pelotas, vol. 20, n. 40, 2023.