RS-T-139
Tipo: Sítio Guarani
Altitude: 45 metros
Localidade: Lajeadinho - Encantado/RS
O sítio foi identificado pela equipe do LabArq em 2024, depois da grande enchente de maio de 2024. Localizado em uma planície de inundação na margem direita do Rio Taquari-Antas, quase na margem oposta ao sítio RS-T-138, o RS-T-139 foi bastante impactado pela sequência de grandes cheias que assolaram a região entre setembro de 2023 e maio de 2024. Em maio de 2024, a ação da correnteza das águas retirou cerca de 50 centímetros do solo superficial. Em determinadas áreas, contudo, mais de um metro de sedimento foi levado. Além da retirada superficial do solo, a ação da água gerou inúmeras crateras na planície.
Com a erosão causada pelas enchentes, foram localizadas urnas funerárias, manchas de terra preta e fragmentos de cerâmica e artefatos líticos. Entre as urnas, chamou atenção um anexo funerário composto por uma grande urna com ossos cercada de mais três vasilhas pequenas. Entre as manchas, além daquelas dispersas na planície, havia manchas visíveis no barranco, demonstrando uma lente de terra preta de mais ou menos 15 centímetros de espessura, com cerca de 5 metros de extensão.
Logo após o evento da cheia, a área foi bastante mexida por populares curiosos, que chegaram a escavar panelas e estragar o registro. Por esse motivo, ainda em 2024 foram realizadas intervenções pontuais na área, especialmente voltadas ao resgate das urnas funerárias e a coleta dos vestígios aparentes na superfície.

1 Vista da planície do sítio RS-T-139. Ano de 2024.

2 Vista da barranca erodida do Rio Taquari-Antas na área do sítio RS-T-139. Ano de 2024.

3 Mancha de terra preta exposta na barranca do Rio Taquari-Antas, sítio RS-T-139. ano de 2024.

4 Material arqueológico evidente na superfície depois da enchente de maio de 2024. Ano de 2024.